-
Arquitetos: Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects
- Área: 4556 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Faculdade de Engenharia da Universidade de Quioto, originalmente localizada no campus principal de Hyakumanben, na parte nordeste da cidade, foi incluída na mudança gradual para um novo campus em Katsura, na parte oeste de Quioto. Este novo campus foi construído com rigoroso controle de imagem a fim de criar uma linguagem única presente em todos os seus edifícios e o projeto em questão era a sua nova biblioteca. Em 2015, fomos incumbidos de elaborar uma proposta para a construção desta biblioteca e apresentá-la ao Ministério da Cultura e Ciência. O local já havia sido designado no plano geral do campus, ficava de frente para a ala de escritórios da Faculdade de Engenharia, com uma visão distante de uma floresta de bambu e das ruas da cidade de Quioto ao leste. O primeiro plano foi feito em conjunto com as orientações da Faculdade de Engenharia.
Para não bloquear a visão leste da ala administrativa, a primeira ideia era construir uma estrutura baixa, apenas um andar acima do nível da praça. As instalações da biblioteca foram projetadas abaixo dessa altura, com a consideração da paisagem urbana e como uma extensão linear da ala de escritórios. Esses pontos foram continuamente seguidos até que o plano final fosse elaborado. Ele, no entanto, teve de ser redimensionado para menos de metade da primeira ideia, limitando-nos a apresentar uma proposta alternativa incorporando funções necessárias para as instalações da biblioteca destinada à faculdade e ao público vizinho. Todas as outras funções foram propostas apenas como opções para futuras extensões.
Mesmo no plano final, garantimos que a imagem da ala de escritórios voltada para o leste não fosse perturbada, a sua extensão linear deveria ser seguida e a visão distante da cidade de Quioto sobre a floresta de bambu desde a sala de leitura deveria ser protegida como originalmente proposto. Além disso, foram utilizados revestimentos em formato de tijolos para o exterior do edifício, o que era obrigatório no plano geral do campus de Katsura.
Este acabamento de tijolo tem sido a regra básica para campi universitários, como visto no passado para o Instituto de Tecnologia de Quioto e para a Universidade de Artes de Quioto, portanto, a seguimos ao projetar o plano final. Acreditamos que, mais do que desenhar uma arquitetura que se destacasse, este projeto pedia uma arquitetura que se integrasse com todo o campus, incluindo os detalhes exteriores como uma praça e caminhos.
Para o histórico Instituto de Tecnologia de Quioto, propusemos espaços arquitetônicos ligeiramente diferentes de toda a imagem do campus, mas ainda em harmonia com ele, assim como no projeto KIT HOUSE. No entanto, aqui no campus de Katsura, a mudança gradual está em andamento há mais de 10 anos e ainda não foi concluída. Portanto, decidimos que seria significativo não apresentar uma arquitetura que se destacasse, mas criar um tom harmonioso o qual gera uma arquitetura discreta como um espaço público. Esta é a forma de alimentar a história do novo campus.